Nos últimos 20.000 anos, cérebro diminuiu o equivalente a uma bola de tênis.
O cérebro humano diminuiu de tamanho nos últimos 20.000 anos, segundo estudo publicado na revista Discover. Depois de dois milhões de anos crescendo ininterruptamente, o órgão perdeu aproximadamente as dimensões de uma bola de tênis: passou de 1.500 centímetros cúbicos a 1.350 centímetros cúbicos.
De acordo com o antropólogo americano John Hawks, da Universidade de Wisconsin, o encolhimento do cérebro está acontecendo no mundo todo, em todos sexos e etnias.
Inteligência - Em sua pesquisa, porém, Hawks explica que o encolhimento do cérebro não necessariamente significa a diminuição da inteligência. Para ele, cérebros grandes consomem energia demais e levam mais tempo para se desenvolver. O cérebro responde por 20% da energia usada pelo nosso corpo, portando um cérebro menor significaria um órgão mais eficiente.
O otimismo do antropólogo é discutível. Paleontólogos dizem que o homem tem ficado menos inteligente com a diminuição do cérebro. Um dos principais argumentos dessa vertente é que, nos últimos 20.000 anos, a diminuição da mortalidade infantil permitiu que humanos menos inteligentes sobrevivessem e passassem sua herança adiante.
Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-cerebro-humano-esta-encolhendo