Livros e Fimes Indicados

   Filme 1 -  O ENVIADO 





Título original: (Godsend)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Nick Hamm
Atores: Greg Kinnear, Rebecca Romijn-Stamos, Robert De Niro, Cameron Bright.
Duração: 102 min
Gênero: Ficção
Status: Arquivado

Sinopse

O casal Paul (Greg Kinnear) e Jessie (Rebecca Romijn-Stamos) vive uma tragédia após Adam (Cameron Bright), seu filho de apenas 8 anos, falecer em um acidente. Desesperados, eles partem à procura do Dr. Richard Wells (Robert De Niro), um perito em genética, pedindo que ele crie um clone do filho morto. A experiência é ilegal e experimental, mas ainda assim Paul e Jessie estão dispostos a correr o risco. Wells consegue criar o clone, mas aos poucos os pais percebem que as atitudes do novo Adam são diferentes do original.

   Filme 2 -  ANTES QUE O DIA TERMINE 
 


Título original: (If Only)
Lançamento: 2004 (EUA, Inglaterra)
Direção:Gil Junger
Atores: Jennifer Love Hewitt, Paul Nicholls, Lucy Davenport, Diana Hardcastle.
Duração: 92 min
Gênero: Comédia Romântica
Status: Arquivado 

Sinopse

Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz e cheio de planos para o futuro. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor a todo momento, Ian procura voltar sua atenção para a carreira e os amigos. Após um dia em que tudo deu , eles terminam o namoro. Entretanto um acidente faz com que a vida deles mude de rumo. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, tendo a chance de refazer tudo o que tinha feito antes, só que agora da forma correta.


   Filme 3 -  O imperador e o rei 


Ano de lançamento: 1999
Gênero
: Drama
Áudio
: Português
Tamanho
: 800 MB
Formato:
AVI
   

Sinopse: Arroio Grande, Rio Grande do Sul. É nesta pequena localidade que vivia Irineu Evangelista de Souza (Paulo Betti) e tudo indicava que passaria sua vida ali (ou pelo menos grande parte), mas o destino interveio e de forma funesta, pois ainda garoto Irineu se tornou órfão, quando seu pai foi morto por ladrões de gado. Dois anos depois, sua mãe decidiu se casar novamente com João Jesus, mas como o padrasto não aceitava um enteado Irineu foi morar no Rio de Janeiro com Batista, seu tio. No Rio vai trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida (Elias de Mendonça), onde o jovem Irineu descobre ter jeito para os negócios, pois tinha uma visão ampla do que iria acontecer no comércio. Ele se torna um funcionário de confiança e um cobrador impiedoso, levando Queiroz (Hugo Carvana) ao suicídio após tomar todos os bens (inclusive escravos) como pagamento de uma grande dívida. Irineu defendia o fim da escravidão por razões econômicas e era um homem de palavra, o que faz seu talento ser reconhecido por Richard Carruthers (Michael Byrne), um escocês que vivia no Brasil, que o emprega em sua firma de exportação e lhe dá as primeiras noções das teorias econômicas. Alguns anos depois, Carruthers diz que sente o mesmo que os negros, banzo, que é saudade da terra natal, pois ficara rico no Brasil mas deixara seu coração na Escócia. Assim, parte deixando Irineu comandando os negócios. Nesta altura da vida, Irineu se apaixonou pela sobrinha, May (Malu Mader), com quem irá se casar e ter vários filhos. Em Liverpool, Inglaterra, se deslumbra com a potência das fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção da primeira indústria brasileira, uma fundição e estaleiro em Ponta de Areia, Niterói. Desde quando começou a enriquecer, Irineu ganhou um inimigo para toda a vida, o Visconde de Feitosa (Othon Bastos), que o via como um aventureiro que sonhava apenas em ganhar mais dinheiro e desviar o Brasil da sua “vocação agrícola”. Irineu queria modernizar o país, mas sofreria mais obstáculos do que seria capaz de imaginar, pois seria prejudicado por estrangeiros mas principalmente pelos brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir.

  Livro 1 - FELICIDADE   


Editora: Companhia das Letras
ISBN: 853590297X
Autor: Eduardo Giannetti
Gênero: Ciências Humanas e Sociais
Seção: Filosofia
Acabamento: Brochura
Nº de Páginas: 232

Os personagens são bem brasileiros e contemporâneos: uma jornalista estudiosa de ética clássica, um economista liberal, um roteirista de documentários que abandonou o marxismo pela filosofia analítica e um erudito desempregado. Neste livro, eles se encontram periodicamente para discutir um tema por eles determinado. Nessas reuniões, um deles faz uma breve exposição seguida de um debate. A forma do novo livro de Eduardo Giannetti casa-se perfeitamente aos propósitos do autor. Não se trata de defender um ponto de vista, mas de colocar determinadas questões em relevo - questões fundamentais, mas frequentemente esquecidas pelos cadernos de economia. O fio condutor é o Iluminismo - e suas promessas de felicidade -, que traria o progresso nas ciências e nas artes, permitindo aos homens exercer um amplo domínio sobre a natureza. Poderíamos, guiados pelo conhecimento, calcular com precisão os meios necessários para evitar a dor e alcançar o prazer. A razão iluminista nos permitiria aperfeiçoar nossa própria natureza. Dentro de pouco tempo, viveríamos num mundo mais justo, orientado por acordos racionais, gozando os benefícios de uma paz perpétua. Vieram a ciência e a técnica, mas não veio a felicidade. O mundo nunca foi tão injusto e a paz nunca esteve mais distante do que hoje. Os personagens de ´Felicidade´ querem saber por quê.

  Livro 2 - A LIGUAGEM DE DEUS   


TÍTULO: A linguagem de Deus
Nº DA EDIÇÃO:1
ANO PUBLICAÇÃO:2007
AUTOR:  Francis S. Collin
EDITORA: Gente
NÚMERO DE PÁGINAS: 280

No livro a Linguagem de Deus o escritor Francis S. Collin diretor do projeto Genoma, narra sua trajetória de estudante acadêmico e ateu até se tornar cristão, passando por varias questões pessoais e filosóficas, como um cientista pode ser cristão?

Com conhecimentos profundos da teoria de Darwin que originou a criação do mundo até o Criacionismo, hoje matéria já ensinada em escolas.

O autor nos convence que Deus existe sim, e que não se faz necessário abandonar a ciência para acreditamos Nele e sim a ciência nos faz acreditar que Ele Deus é o criador de tudo.

Usando exemplos simples da complexidade do corpo humano nos mostra que é possível sim existir sensatez entre a religião e a ciência.

O autor mostra a limitada visão dos cientistas ateus em relação ao criacionismo, e debate varias questões como: "Porque estamos aqui?","Qual o sentido da vida?". Um livro bastante intrigante tanto para leigos como para conhecedores do assunto. Usando textos bíblicos como o gênesis no que diz respeito à criação do mundo e comparando-o a estudos científicos como a teoria do big bang, e a teoria de Darwin, não desmerecendo nenhuma delas, porem dando respaldo bíblico a todas. Mostrando de forma clara e objetiva, que a ciência também é dom de Deus e que ocultar descobertas é ignorância por parte dos cristãos pois a ciência só comprava a magnitude do criador do universo e não precisamos entrar em conflitos apenas respeitar as opiniões de cada estudante, professor, pesquisador.

  Livro 3 - CRIAÇÃO IMPERFEITA    


Título: CRIAÇAO IMPERFEITA: COSMO, VIDA E O CODIGO OCULTO DA NATUREZA
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2010
ANO EDIÇÃO: 2010
EDIÇÃO: 1ª
AUTOR:  MARCELO GLEISER
EDITORA: RECORD 
NÚMERO DE PÁGINAS: 368


A noção de que a natureza pode ser decifrada pelo reducionismo precisa ser abolida.

Desde tempos imemoriais, ao se deparar com a imensa complexidade da natureza, o homem buscou nela padrões repetitivos, algum tipo de ordem. Isso faz muito sentido. Afinal, ao olharmos para os céus, vemos que existem padrões organizados, movimentos periódicos que se repetem, definindo ciclos naturais aos quais estamos profundamente ligados: o nascer e o pôr do Sol, as fases da Lua, as estações do ano, as órbitas planetárias.

Com Pitágoras, 2.500 anos atrás, a busca por uma ordem natural das coisas foi transformada numa busca por uma ordem matemática: os padrões que vemos na natureza refletem a matemática da criação. Cabe ao filósofo desvendar esses padrões, revelando assim os segredos do mundo.

Ademais, como o mundo é obra de um arquiteto universal (não exatamente o Deus judaico-cristão, mas uma divindade criadora mesmo assim), desvendar os segredos do mundo equivale a desvendar a “mente de Deus“. Escrevi recentemente sobre como essa metáfora permanece viva ainda hoje e é usada por físicos como Stephen Hawking e muitos outros.

Essa busca por uma ordem matemática da natureza rendeu (e continua a render) muitos frutos. Nada mais justo do que buscar uma ordem oculta que explica a complexidade do mundo. Essa abordagem é o cerne do reducionismo, um método de estudo baseado na ideia de que a compreensão do todo pode ser alcançada através do estudo das suas várias partes.

Os resultados dessa ordem são expressos através de leis, que chamamos de leis da natureza. As leis são a expressão máxima da ordem natural. Na realidade, as coisas não são tão simples. Apesar da sua óbvia utilidade, o reducionismo tem suas limitações. Existem certas questões, ou melhor, certos sistemas, que não podem ser compreendidos a partir de suas partes. O clima é um deles; o funcionamento da mente humana é outro.

Os processos bioquímicos que definem os seres vivos não podem ser compreendidos a partir de leis simples, ou usando que moléculas são formadas de átomos. Essencialmente, em sistemas complexos, o todo não pode ser reduzido às suas partes.

Comportamentos imprevisíveis emergem das inúmeras interações entre os elementos do sistema. Por exemplo, a função de moléculas com muitos átomos, como as proteínas, depende de como elas se “dobram“, isto é, de sua configuração espacial. O funcionamento do cérebro não pode ser deduzido a partir do funcionamento de 100 bilhões de neurônios.

Sistemas complexos precisam de leis diferentes, que descrevem comportamentos resultantes da cooperação de muitas partes. A noção de que a natureza é perfeita e pode ser decifrada pela aplicação sistemática do método reducionista precisa ser abolida. Muito mais de acordo com as descobertas da ciência moderna é que devemos adotar uma abordagem múltipla, e que junto ao reducionismo precisamos utilizar outros métodos para lidar com sistemas mais complexos. Claro, tudo ainda dentro dos parâmetros das ciências naturais, mas aceitando que a natureza é imperfeita e que a ordem que tanto procuramos é, na verdade, uma expressão da ordem que buscamos em nós mesmos.

É bom lembrar que a ciência cria modelos que descrevem a realidade; esses modelos não são a realidade, só nossas representações dela. As “verdades” que tanto admiramos são aproximações do que de fato ocorre.

As simetrias jamais são exatas. O surpreendente na natureza não é a sua perfeição, mas o fato de a matéria, após bilhões de anos, ter evoluído a ponto de criar entidades capazes de se questionarem sobre a sua existência.

MARCELO GLEISER é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA) e autor do livro “A Criação Imperfeita“.

  Livro 4 - GO   






Título: GO
Autor:  Nick Farewell
Editora: Via Lettera
Número de Páginas: 219

GO é um livro peculiar em todos os sentidos. Imagino que tenha sido escrito pra dois tipos de pessoas: as que tem talento para  vida e as que tem talento para a leitura. Intrigante do começo ao fim, é impossível soltar o livro por um simples motivo, independente de onde viemos e de como fomos criados, nos encontramos nas páginas. O personagem com todas suas falhas, defeitos, excentricidades, devaneios, qualidades, desperta o interesse e a curiosidade do leitor que já passou ou sabe que vai passar pelas mesmas situações. Oportunidades, amores, traição, superação, mentiras, caminhos, dúvidas… a história mostrando o tempo todo que apesar de tudo, a vida é complexa, assim como são as pessoas. Vale a pena ler.

  Livro 5 - O andar do bêbado    



Título: O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas.
Autor:  Leonard Mlodinow
Editora: Jorge Zahar
Número de Páginas: 235

"Mlodinow escreve num estilo leve, intercalando desafios probabilísticos com perfis de cientistas ... O resutlado é um curso intensivo, de leitura agradável, sobre aleatoriedade e estatística." George Johnson, New York Times

Não estamos preparados para lidar com o aleatório – e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada...

. Um dos 10 Melhores Livros de Ciência de 2008, segundo a Amazon.com

.
Best-seller e livro notável do New York Times

“Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas”
Stephen Hawking