Jornal Digital

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 25/08/2011 : Quarta Feira 


Satélite da Nasa 'flagra' buraco negro engolindo estrela


Fenômeno acontece a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra.Estudos sobre o fenômeno foram publicados na revista 'Nature'.



Um buraco negro dentro de uma galáxia a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra foi "flagrado" por um telescópio da Nasa ao engolir uma estrela que se aproximou demais. Dois estudos sobre o fenômenro foram publicados na edição desta semana da revista "Nature".


O "acidente" cósmico tem causado o envio de raios X à Terra desde março de 2011. A galáxia está localizada na direção da constelação do Dragão. Os gases da estrela acabam sendo "engolidos" e ficam girando na região do buraco negro. Um feixe de partículas é formado no local e um dos lados do feixe está virado em direção da Terra, permitindo que o satélite Swift detecte o fenômeno.


Segundo os astrônomos, os centros da maioria das galáxias possuem buracos negros gigantes - com milhões de vezes a massa do Sol. No caso da Via Láctea, o buraco negro tem uma massa igual a de 4 milhões de sóis. Os dados do Swift mostram que o buraco negro pesquisado é duas vezes maior do que o da nossa galáxia.


Encontrado em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/satelite-da-nasa-flagra-buraco-negro-engolindo-estrela.html - Acesso dia: 25/08/2011 ás 12:00 hs.


 24/08/2011 : Quarta Feira
 
Nasce no RJ o 1º bebê brasileiro com ajuda de técnica de fertilização inédita


Maria Vitória nasceu em Campos, no Norte Fluminense, com quase 3 kg. Segundo médicos, método francês chamado Invo é mais simples e natural.


Com quase três quilos, a pequena Maria Vitória nasceu na terça-feira (23) em Campos, no Norte Fluminense, e é a  primeira brasileira a ser fertilizada por uma nova técnica no país chamada Invo.


De acordo com a Coordenação do Centro de Infertilidade do Hospital Álvaro Alvim, Cláudia de Souza da Hora foi a primeira brasileira a dar à luz uma criança por meio desse método, considerado pelos médicos mais simples e natural. Ele foi desenvolvido na França e, pela primeira vez, está sendo testado em território nacional. Cláudia participou de um programa de fertilização oferecido pela prefeitura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


"Não se faz necessário levar o óvulo e o espermatozóide para o laboratório. Todo o processo de incubação entre o espermatozóide e o óvulo, a interação dos dois, é feita dentro do corpo da mulher novamente através de um dispositivo biológico que é introduzido, que mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura, com os nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião", explicou o coordenador do Hospital Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci.


A cápsula biológica contendo óvulos e espermatozóides fica no organismo da mulher por três dias. Após esse período, o embrião formado é retirado da cápsula e transferido para o útero.


O nascimento de Maria Vitória representa um avanço para a ciência e esperança para muitos casais que não podem ter filhos. "Eu não pensei que fosse tão rápido assim, mas foi rápido. Em menos de um ano eu consegui (engravidar)", disse Cláudia, que realizou o sonho de ser mãe após 13 anos.


"Quando eu via uma mulher grávida eu me perguntava: por que que eu não consigo? Chegava em casa e ficava chorando", contou.


Depois da ajuda do método francês, ela comemora a gestação e o nascimento de Maria Vitória. "Parecia que eu tava sonhando, que era mentira".


Segundo o obstetra Fernando Azevedo, o pré-natal foi tranquilo e o parto ocorreu sem complicações.

Encontrado em:  http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/nasce-no-rj-o-1-bebe-brasileiro-com-ajuda-de-tecnica-de-fertilizacao-inedita.html


  
 04/08/2011 : Quinta Feira 

Carteira de motorista definitiva pode ser solicitada pela Internet

Por: Jorge Mourão
Fonte: Postado por Valedojaguar.com
 
Os novos condutores de veículos, que completaram os 12 meses da validade da permissão para dirigir (documento provisório), podem agora solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva pela Internet. Depois de solicitar, basta imprimir o boleto da taxa de R$ 40,28, pagar na rede bancária credenciada e aguardar o prazo médio de 10 dias para receber o documento em casa, via Correios.


Para solicitar o documento, basta acessar o serviço e-habilitação no site do Detran e preencher os campos em branco com os dados pedidos. Só pode fazer a solicitação, no entanto, o novo habilitado que, no período da permissão para dirigir, não cometeu nenhuma infração grave, gravíssima ou reincidência em infração média, conforme estabelece a legislação de trânsito.


“Comodidade”


O serviço de emissão da CNH definitiva pela internet já está disponível desde segunda-feira (1º). O superintendente do Detran, João Pupo, explica que se trata de uma “comodidade para o usuário”, que deixa de se deslocar à sede do Detran no bairro Maraponga para obter o documento.


Números


Nos últimos cinco anos, uma média mensal de 5 mil novas CNHs foram emitidas pelo Detran. De dezembro de 2010 a junho de 2011, foram emitidas cerca de 5.305 carteiras por mês. Atualmente, o órgão mantém habilitados, no Ceará, 1.265.581 condutores.


 10/03/2011 : Quinta Feira 

Brasil não tem universidade entre as 100 melhores do mundo

Matéria publicada no Estadão: estadao.com.br, Atualizado: 10/3/2011 10:38

Com pontuação máxima, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, manteve a ponta do ranking das melhores universidades em reputação do mundo, divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. Em setembro, quando a lista foi divulgada pela primeira vez, a universidade também estava no topo.

Entre os países do Bric, o Brasil é o único que não tem nenhuma instituição entre as cem melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura aparecem com instituições entre as 50 melhores do ranking. Já no grupo entre as 51.ª e 100.ª posições surgem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.

A classificação, organizada a partir de uma pesquisa feita com mais de 13 mil professores convidados de 131 países do mundo, reforça a posição dominante das instituições dos EUA. Reino Unido e Japão aparecem com estruturas universitárias robustas. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado.

O índice de reputação considera apenas a imagem que os acadêmicos têm das instituições. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos.

Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido).

 09/02/2011 : Quarta Feira


Estudante de 16 anos é aprovada em nove vestibulares para medicina: Sempre fui exigente demais comigo', diz Marcela.
Garota vai estudar na Universidade de São Paulo (USP).


Marcela Malheiro, de 16 anos, passou na USP, Unicamp, Unesp, UFRJ, Unifesp... (Foto: Raul Zito/G1).


Marcela Malheiro Santos, de 16 anos, tem o privilégio de escolher entre o curso de medicina de nove universidades brasileiras. A estudante foi aprovada nas principais instituições de ensino do país, entre elas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No total, Marcela prestou 13 vestibulares. Passou em nove, não passou em três e aguarda o resultado de mais um (veja quadro ao lado). A estudante já decidiu: vai fazer o curso de medicina da USP.

Filha de um bancário e uma profissional de biblioteconomia, a estudante diz que seus pais nunca exigiram que ela fosse uma aluna excelente e tivesse sucesso no vestibular. A mãe, inclusive, avisou que a família faria um esforço para mantê-la em uma universidade particular caso ela não conseguisse vaga nas públicas. Porém, Marcela nem trabalhou com esta hipótese.

"Sempre fui exigente demais comigo. Na escola se eu tirasse nove ficava mal e ia questionar o professor", disse Marcela ao receber a reportagem do G1 em sua casa, no bairro de Pirituba, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (9). Em plena entrevista, o nome da vestibulanda aparecia em mais uma lista, a dos aprovados em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mesmo antes de concluir o ensino médio, o nome da estudante já aparecia na lista de classificados da USP. No ano passado, ela foi aprovada como treineira na área de biológicas, e no primeiro ano do ensino médio também passou para a segunda fase, mas não fez a prova porque foi viajar.

 Estudante já havia sido aprovado como treineira na Fuvest em 2010 (Foto: Raul Zito/G1).


Quando criança, ela 'pulou' um ano

Ainda criança, Marcela mostrou seu potencial. Quando tinha 6 anos, sua mãe foi informada pela professora de educação infantil da escola onde estudava que a menina já estava alfabetizada e portanto atrapalhava o andamento da turma, por isso deveria ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, "pular" um ano. A mãe, na época, teve dificuldades de encontrar um colégio que aceitasse a matrícula já que a menina ainda não havia completado 7 anos.

Marcela fará 17 anos no próximo dia 22 de fevereiro. Para ela, a pouca idade não será problema quando estiver na faculdade. "Todo mundo estará lá com o mesmo objetivo. Foi difícil para todo mundo da mesma forma, por isso a idade não faz diferença."

Aluna do Colégio Integrado Objetivo, em São Paulo, Marcela diz que não esperava passar em nenhum dos vestibulares que prestou. Tanto que chegou a se matricular como garantia na PUC-Paraná, uma das primeiras instituições a divulgar o resultado. "Toda vez que via meu nome na lista de aprovados ficava muito surpresa", afirma. 

Dedicação

Tanto sucesso não foi à toa. Marcela sempre foi boa aluna, ama ler e reservou o ano de 2010 para se preparar ao vestibular. Desistiu das aulas de balé, jazz e sapateado, das conversas com os amigos pela internet, e dos passeios. No máximo, dava uma volta de meia hora de bicicleta, pelo bairro onde mora, em Pirituba, aos domingos.

De manhã, frequentava as aulas regulares do terceiro ano do ensino médio, e à tarde aproveitava as atividades extras da escola, como plantão de dúvidas e aulas de redação. Em casa estudava na escrivaninha no quarto, sob silêncio total. "Nunca fui de ficar estudando o tempo todo, mas prestava muita atenção nas aulas. Os professores dão dicas do que vai cair e há questões modelo que você pode treinar", destacou.

Nas horas de descanso dos estudos, Marcela gostava de andar de bicicleta (Foto:Raul Zito/G1) 


A tática de Marcela foi inversa da maioria dos vestibulandos. Entre janeiro a maio de 2010, ela pegou pesado nos estudos, e relaxou no segundo semestre. "Não dá para estudar como maluca. Você fica muito cansada e dá mais nervosismo na hora da prova."

Escolha

A opção por estudar medicina veio de empurrão dos pais que consideram que ela tem perfil para carreira. A garota não imagina como será o curso, nem tem ideia da especialidade que pretende seguir. No momento, está ansiosa com o trote. "Estou com um pouco de medo, mas conheço uma menina que está no segundo ano que pode me ajudar", brinca.

Concluída a missão de passar no vestibular, Marcela tem planos de fazer dança de salão e voltar a viajar - uma de suas paixões. Quando fez 15 anos pode escolher entre uma festa e uma viagem. Fez a segunda opção e passou 30 dias viajando pela Europa com a irmã que também seguiu carreira em saúde e é dentista. Para comemorar o sucesso nos vestibulares, Marcela pretende fazer uma nova viagem com os pais.

Veja dicas de estudos da vestibulanda

Se possível, dedicar o ano aos estudos e dispensar demais compromissos;

Não estudar muitas horas por dia;

Prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores;

Responder questões de vestibulares anteriores, pois muitos modelos são mantidos;

Ler revistas, jornais, livros e sites informativos;

Aos alunos que ainda não estão no terceiro ano, vale a pena prestar vestibular como treineiro;

Revisar a matéria do dia, em casa;

Fazer uma redação por semana;

Buscar formas de relaxar o corpo e a mente pelo menos uma vez por semana;

Evitar comidas pesadas, como fritura, principalmente antes das provas.
 
Encontrado em:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/estudante-de-16-anos-e-aprovada-em-nove-vestibulares-para-medicina.html 

07/02/2011 : Segunda Feira

Excesso de refrigerante pode causar obesidade e problemas hepáticos, ele também prejudica o esmalte dos dentes e está ligado a problemas cardíacos

Com certeza nesta época do ano, devido à temperatura elevada durante o dia, as pessoas começam a consumir mais líquidos. Esse hábito, que deveria ser saudável e só trazer benefícios ao corpo, passa a fazer mal quando entre as bebidas que tomamos está o refrigerante. Geladinhos refrescam na hora certa e podem ser uma delícia. Mas alguns de seus componentes fazem mal ao nosso corpo.

Mesmo que agora não seja a época mais fácil para abandonar esse hábito, vale à pena fazer um esforço para diminuir o consumo desta bebida em nossa família. Digo família porque toda ela está sujeita aos malefícios que o refrigerante pode causar, principalmente as crianças, que tem o paladar mais sensível ao gosto doce dos refrigerantes e por isso acabam ingerindo uma quantidade muito maior do que a indicada como segura.

Estudos mostram que os adoçantes artificiais usados em refrigerantes também trazem malefícios à saúde.

Mas porque é tão importante ficar de olho no refrigerante? Acontece que doenças hepáticas causadas por bebidas não alcoólicas têm aumentado bastante em todo o mundo. Culpa do crescente consumo de xarope de milho, rico em frutose, encontrado na maioria dos refrigerantes. Esse tipo de xarope já é a principal fonte de calorias dos americanos, e está cada vez mais sendo consumido entre os brasileiros.

Não há dúvidas que o refrigerante, e todos os açúcares contidos nessa bebida ainda contribuem para o crescente número de obesos de todas as idades em todo o mundo. Não pense que os diets sejam a solução. Estudos mostram que os adoçantes artificiais usados em refrigerantes também trazem malefícios à saúde.  

Um exemplo desse problema foi apontado por uma pesquisa publicada na revista especializada em cardiologia Circulation, que pertence a Associação Norte-Americana do Coração. Durante esse estudo foi observado que o hábito de beber mais de um copo refrigerante por dia, mesmo que em versão diet, pode estar associado a um aumento dos fatores de risco para  doenças cardíacas

Os problemas que o refrigerante pode causar não param por ai. O ph de muitos refrigerantes é bastante baixo, o que danifica o esmalte de nossos dentes. Esse fator, combinado com os açúcares do refrigerante, podem causar cáries e outros problemas dentários. 

Mais uma vez a palavra-chave é prevenção. Você só tem a ganhar se diminuir o consumo de refrigerantes. Não precisa chegar ao extremo de cortar a bebida totalmente da dieta, mas pense no preço a pagar pelo prazer de comer e beber sem restrições.

Encontrado em:
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/12906-Excesso-de-refrigerante-pode-causar-obesidade-e-problemas-hepaticos.htm
Super Saúde! 
04/02/2011 : Sexta Feira 

FALHA NO CIRCUITO ELÉTRICO É POSSÍVEL CAUSA DO APAGÃO, DIZ MINISTRO.


Por Redação Yahoo! Brasil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou em entrevista coletiva nesta manhã de sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco é a provável causa do apagão que ocorreu durante a madrugada, a partir das 0h30 (horário de Brasília). Na segunda-feira (7), ele garantiu que saberão exatamente o que aconteceu e divulgarão quais previdências foram tomadas.

Até a energia ser estabelecida por completo às 5h, praticamente toda a região Nordeste, apenas o Maranhão não foi atingido, e parte do Norte ficou às escuras. Segundo o ministro, a proteção eletrônica do sistema entendeu que existia um problema - como de sobregacarga - e desligou-se. "Primeiro, houve uma falha no sistema que é composto por dois circuitos. Os funcionários tentaram religar um circuito o que gerou uma contaminação no sistema. Deu problema em um circuito e o outro acabou, também, falhando", afirmou Lobão.

"Essa proteção eletrônica existe para evitar acidentes", completou. "Estamos dentro das estatísticas, não há nada no mundo mais moderno do que o sistema brasileiro. Que é bom, mas tem suas falhas", disse. "É um sistema bom e robusto", completou.

Indagado sobre se na Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, está salva da falta de energia, o ministro afirmou que o problema não se repetirá nos jogos. Sobre investimentos no setor elétrico, afirmou que serão construídas usinas eólicas no Nordeste, cinco hidrelétricas no rio Paraíba e a de Serra Quebrada no rio Tocantins. 

APAGÃO

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) não divulgou um balanço de quantas pessoas foram afetadas pelo apagão, mas ao menos os Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e parte do Piauí ficaram sem luz. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada, de acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira. Na manhã de hoje, o fornecimento já havia sido restabelecido em toda a região.

Ao jornal A Tarde, da Bahia, um leitor telefonou ao jornal para contar que houve um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju. Segundo o jornal JC Online, de Pernambuco, no estado a energia começou a voltar cerca de 1h, mas, até às 5h bairros estavam sem luz. Em Recife, há relato de saques e presos aproveitaram o apagão para realizar um motim no presídio Aníbal Bruno. Um detento morreu e outro ficou ferido.
Dois principais hospitais públicos do Estado do Ceará, de acordo com o jornal O Povo, tiveram que acionar os geradores de emergência. Os funcionários tiveram que cuidar dos internados em estado grave manualmente, até os aparelhos voltarem a funcionar. 

Veja as fotos do apagão:


02/02/2011 : Quarta Feira 




Nasa descobre seis pequenos planetas que orbitam estrela similar ao Sol


Washington, 2 fev (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quarta-feira a descoberta de seis pequenos planetas que orbitam ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, e cuja massa oscila entre 2,3 e 13,5 vezes a da Terra, graças aos dados do telescópio espacial Kepler.

Os planetas orbitam dentro de um sistema que foi batizado como Kepler-11, e que chamou a atenção dos cientistas por estar composto por um elevado número de planetas, de pequenas dimensões e muito próximos uns dos outros.

Lançado em março de 2009, o Kepler tem como objetivo recolher dados de planetas que tenham temperaturas médias que possibilitem a existência de água e vida.

Com os dados do Kepler, astrônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz (UCSC) analisaram a dinâmica orbital deste sistema planetário, cujos resultados aparecerão publicados na edição de fevereiro da revista científica "Nature".

Para determinar o tamanho e as massas dos planetas, a equipe analisou as medições realizadas pelo observatório Kepler da Nasa, que captou a luminosidade em transformação da estrela por volta da qual os planetas giram quando passam em frente a ela.

O fotômetro sensível do telescópio capta este momento em que se interrompe o brilho da estrela. Com as imagens, os cientistas podem conhecer o tamanho e a massa de cada planeta medindo seu raio.

"Isso não só é um sistema planetário surpreendente, mas também valida um novo e poderoso método para medir as massas dos planetas", assinalou Daniel Fabrycky da UCSC, que dirigiu a análise da dinâmica orbital junto a Jack Lissauer, cientista da Nasa.

Cinco dos planetas descobertos têm massas que oscilam entre 2,3 e 13,5 vezes a massa da Terra e seus períodos orbitais são inferiores a 50 dias. A modo de referência, a órbita dentro dessa região poderia caber na órbita de Mercúrio em nosso sistema solar.

O sexto planeta é maior e está mais longe. Dele, os cientistas puderam determinar que o período orbital é de 118 dias, mas não puderam calcular sua massa.

"Dos seis planetas, o de maior massa pode ser equivalente a Netuno e Urano", explica Jonathan Fortney, professor assistente de astronomia e astrofísica da UCSC, que dirigiu o trabalho na compreensão da estrutura e composição dos planetas, junto aos estudantes Eric López e Neil Miller.

Mas no caso dos planetas de massa menor, não há nenhuma comparação próxima, já que "são diferentes a qualquer um dos que temos em nosso sistema solar", assinalou Fortney.

Anteriormente, as detecções de planetas em trânsito eram realizadas da Terra com potentes telescópios. No entanto, no caso do sistema Kepler-11, os planetas são pequenos demais e a estrela que se estuda, que está a uma distância de 2 mil anos-luz, tem brilho fraco demais para ser analisada da Terra.

 Mais de 100 planetas em trânsito foram observados pelo Kepler e outros telescópios, mas, em sua grande maioria, são gigantes gasosos como Júpiter, e quase todos se encontram em sistemas de um só planeta.

A densidade dos planetas, derivada do cálculo da massa e do raio deles, dá pistas sobre suas composições e de como puderam se formar.
Os seis planetas têm uma densidade menor que a da Terra, mas, tal como explica Fortney, "parece que o interior de dois poderiam ser em sua maioria água, possivelmente com uma fina pele de gás de hidrogênio e hélio na parte superior, como se fossem mini-Netunos".

"Os que estão mais longe têm uma densidade menor que a de água, o que parece indicar uma atmosfera significativa de hélio hidrogênio", algo que a equipe considerou "surpreendente", porque um planeta pequeno quente teria dificuldades para fixar-se a uma leve atmosfera.

Uma das razões pelas quais este sistema de seis planetas é tão inovador é que ele permite aos cientistas fazer comparações entre eles.

"Isso é realmente de grande alcance, já que podemos investigar o que aconteceu com este sistema em seu conjunto", disse Fortney. EFE


Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/s/02022011/40/saude-nasa-descobre-6-pequenos-planetas.html


02/02/2011 : Quarta Feira  



Spray de células tronco pode recuperar pele com queimaduras em poucos dias.


Um novo método para a recuperação de queimaduras desenvolvido no Instituto de Medicina Regenerativa McGowan, da Universidade de Pittsburgh, pode acelerar o processo de regeneração com um spray de células-tronco, segundo a National Geographic.

A medicina já é capaz de fazer transplantes de pele há décadas, mas o processo ainda é lento e a pele nova extremamente delicada, podendo levar semanas ou meses para se regenerar. Grande parte das mortes decorrentes de queimaduras vem tempos depois, quando o paciente acabar exposto a alguns tipos de infecção no local queimado por não estar protegido pela pele.

O método desenvolvido pelo Dr. Jörg Gerlach pode recuperar completamente a pele queimada em questão de dias. Primeiro, são retiradas células-tronco adultas da pele saudável do próprio paciente, que depois são distribuídas sobre a região afetada  com uma espécie de spray. O processo todo pode ser feito em uma hora e meia.

Apesar de ainda ser um processo experimental, Gerlach já promoveu testes com mais de uma dúzia de pacientes, que chegaram a ter a pele completamente regenerada em apenas quatros dias.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/spray_de_celulas_tronco_pode_recuperar_pele_com_queimadures_em_poucos_dias

02/02/2011 : Quarta Feira  

Banda larga vai chegar a 100% das escolas públicas urbanas até final de 2011.


Até dezembro de 2011, as 62.864 escolas públicas urbanas de todo o Brasil terão acesso gratuito à banda larga, cumprindo assim o PBLE (Programa Banda Larga nas Escolas). De acordo com balanço divulgado pelo Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até dezembro de 2010, 57.586 instituições já estavam conectadas – o que representa 91% de todas as escolas privilegiadas pelo programa. 


Atualmente, São Paulo é o estado com o maior número de escolas beneficiadas, com 7.099 unidades, seguido por Minas Gerais (6.839), Bahia (5.645), Rio de Janeiro (4.847) e Paraná (3.836). Ao longo de todo ano de 2010, 14.588 instituições federais, estaduais e municipais situadas em zona urbana foram beneficiadas.

O PBLE nasceu em 2008, como parte de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que estabelece obrigações que precisam ser cumpridas pelas concessionárias de telefonia fixa. Um decreto trocou a obrigação de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) em áreas urbanas pelo compromisso de levar aos municípios o chamado backhaul – que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga – e um aditivo estabeleceu o compromisso das empresas de levar a conexão até as escolas, sem custo.
 
O programa, desenvolvido em parceria pelo Ministério das Comunicações, MEC (Ministério da Educação), Anatel e operadoras de telefonia é válido até 2025. Até lá, qualquer nova instituição de ensino nova que se encaixar nas regras do PBLE terá de receber o acesso à banda larga.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/banda_larga_vai_chegar_a_100_das_escolas_publicas_urbanas_ate_final_de_2011

 

Escola pública de Russas está entre as seis melhores do país

Para ver o vídeo clique aqui



A professora Penha Alencar, presidente do Sindicato dos professores e servidores APEOC, e toda a diretoria da entidade representativa dos professores da educação básica pública no Ceará, parabenizam os professores, servidores, pais e alunos do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic) Senador Carlos Jereissati, em Russas. A escola pública municipal está entre as seis finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. 

Indicadas as escolas finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009 (30/08/2010 - 09:55)


O Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação – torna público na manhã desta segunda-feira, 30, os nomes das seis unidades de ensino finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Destaque Brasil – Ano Base 2009.

As finalistas são:
  • BA – Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna)
  • CE – CAIC – Senador Carlos Jereissati (Russas)
  • MT – Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis)
  • MS – Escola Estadual Paulo Freire (Iguatemi)
  • MG – Escola Estadual Menino Jesus de Praga (Caratinga)
  • SC – Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida (Blumenau)
A Escola Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil – será conhecida no mês de novembro, em data e local ainda serem definidos. O Jornal Futura Especial (Canal Futura) fará a transmissão ao vivo da votação.

Novidade

Nesta edição, a novidade será na premiação. A primeira escola de cada Estado/Distrito Federal selecionada receberá, além do diploma “Escola Referência em Gestão Escolar”, a importância de R$ 2.000,00 (Dois mil Reais), uma coletânea de vídeos educativos concedidos pela Fundação Roberto Marinho e também uma biblioteca com 300 títulos doada pela Gerdau.

Os (as) diretores (as) dessas escolas serão contemplados (as) com o diploma “Liderança em Gestão Escolar” e receberão como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou nos Estados Unidos.

Já as seis escolas finalistas receberão R$ 3.500,00 (Três Mil e Quinhentos Reais) cada, e dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais), concedido pela Fundação Roberto Marinho, e também o Diploma Destaque Brasil.

Promoção

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed, em parceria com a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Unesco e Fundação Roberto Marinho e que conta com o apoio da Embaixada Americana, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau, Todos pela Educação, Instituto Razão Social e GOL Grupo. Tem como característica principal estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua da escola.

Para a próxima edição, o Prêmio passará por algumas mudanças que visam modernizar e aperfeiçoar o certame. Para isso, foi instituído um Comitê de Governança que fará a gestão do Prêmio e será responsável por gerenciar a implementação de possíveis mudanças em todo o processo de condução do Prêmio. Este comitê é formado por representantes indicados pelo CONSED, UNDIME, Fundação Roberto Marinho, Embaixada Americana, Fundação Itaú Social, Unesco, Movimento Brasil Competitivo, Instituto Razão Social, Ministério da Educação, Gerdau e GOL Grupo.

Breve relato sobre as escolas finalistas:

BA – Colégio Estadual Casa Jovem II (Igrapiúna)

O Colégio Estadual Casa Jovem – CECJ – situado na rodovia Juliana, km final, s/nº, Zona Rural do município de Igrapiúna – BA, atende 722 alunos, no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação Profissional (Agroecologia) e EJA – Educação de Jovens e Adultos, nos turnos diurno (tempo integral) e noturno.
Nome do Diretor: Francisco Cruz do Nascimento 

CE – CAIC – Senador Carlos Jereissati (Russas)

O CAIC – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente Senador Carlos Jereissati é uma escola da rede de ensino municipal, localizada na Rua 25, s/nº, no município de Russas – CE. Iniciou suas atividades no ano de 1997, com 809 alunos. Desde começou a funcionar vem aumentando sistematicamente suas matrículas e ampliando seus níveis de ensino, sendo que atualmente atende 1.545 alunos, distribuídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Nome do Diretor: Francisco Gleydson de Oliveira

MT – Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa (Rondonópolis)

A Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa está localizada na Rua Rio Grande do Sul, nº 2.640, Conjunto Habitacional Jardim Belo Horizonte, entre os bairros de Planville e Parati, próxima à BR 364, no município de Rondonópolis – MT. A escola, que recebeu este nome em homenagem ao primeiro professor nomeado pelo Estado para trabalhar no município, atende 840 alunos, exclusivamente matriculados no Ensino Fundamental.
Nome da Diretora: Mariza Naurides Cruvinel de Oliveira

MS – Escola Estadual Paulo Freire (Iguatemi)

A Escola Estadual Paulo Freire localiza-se na Rua Antônio João, nº 71, bairro Jardim Aeroporto, no município de Iguatemi – MS. São 992 alunos atendidos no Ensino Fundamental, Ensino Médio e também na EJA – Educação de Jovens e Adultos, nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.

Nome da Diretora: Cecília Welter Ledesma

MG – Escola Estadual Menino Jesus de Praga (Caratinga)

A Escola Estadual Menino Jesus de Praga, localizada na Rua Coronel Antônio da Silva, nº 351, no município de Caratinga – MG atende 701 alunos distribuídos em 25 turmas, de Ensino Fundamental (Ciclo de alfabetização de 3 anos e ciclo complementar de 2 anos), nos turnos matutino e vespertino.

Nome da Diretora: Sandra Lima da Silva Soares

SC – Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida (Blumenau)

A Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida situa-se à Rua Venezuela, nº 127, no bairro Ponta Aguda, no município de Blumenau – SC. A escola atende 219 alunos, distribuídos em 25 turmas de Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino.

Nome do Diretor: Adijanes Vitor Zimmermann




Endereço: Conselho Nacional de Secretários de Educação
SDS/CONIC - Ed. Boulevard Center, sala 501 - Brasília-DF - Cep: 70.391-900
Fone/Fax: +55 (61) 2195-8650




 
 A partir desta segunda-feira (06), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) expadirá o serviço diário de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as oito sedes regionais do Interior.

Atualmente, o serviço é oferecido em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Na segunda, estará funcionando diariamente nas sedes regionais de Iguatu, Crateús, Quixadá, Itapipoca, Russas e Morada Nova.

Logo que concluídas as obras das novas regionais, previstas para novembro, os municípios de Tauá e Tinguá também serão contemplados, passando para dez regionais com serviço diário e permanente. 

Mais informações no telefone: 0800.275.6768


Governo vai qualificar 150 mil pessoas para trabalhar na copa de 2014
 
 

Com a previsão de capacitar 150 mil trabalhadores até 2014, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para Copa do Mundo foi lançado hoje (27), no Rio de Janeiro, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Segundo ele, cerca de R$ 124 milhões devem ser investidos no Planseg por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O Planseg vai oferecer 25 cursos gratuitos. Entre eles, bilheteiro de metrô e de trem, cobrador de ônibus, cozinheiro, garçom, guia de turismo e vendedoras ambulantes de acarajé. Durante a solenidade de lançamento do Planseg, na Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Carlos Lupi destacou a importância de ter profissionais preparados para atuar nas áreas de serviços e atendimento direto ao público.

“Mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram à última Copa do Mundo. Por isso, precisamos estar bem preparados não só em infraestrutura, que já vem sendo feita pelo governo federal, mas também em mão de obra qualificada [para atender os turistas]”, afirmou o ministro.

O Plano Setorial de Qualificação será executado nas 12 cidades da Copa do Mundo de 2014: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manuas, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Os municípios próximos a essas capitais também devem ser beneficiados.

Os Planseg fazem parte do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), criado em 2003. Desde o início do programa, mais de 800 mil trabalhadores foram qualificados. A meta é capacitar cerca de 1,5 milhão de pessoas até 2011. Desde 2003, o FAT já investiu R$ 600 milhões no PNQ.

Projeto veda consumo de bebida alcoólicas em áres públicas

 

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 7776/10, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que tipifica o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas como contravenção penal. O autor cita como lugares onde seria exercida essa proibição “todos os logradouros públicos de livre acesso”, como ruas, praças, passeios, parques, jardins e praias.
De acordo com a proposta — que altera a Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei 6.688/41) —, o descumprimento da medida sujeitará o infrator à pena de prisão simples de 10 dias a um mês, ou multa.
O texto define bebida alcoólica como aquela com concentração igual ou acima de meio grau Gay-Lussac. Essa é a quantidade de álcool contida em 100 mililitros de uma mistura com água.
Acidentes de trânsito

Segundo o autor, especialistas são praticamente unânimes ao assegurar que o consumo excessivo ou abusivo de bebidas alcoólicas tem estreita relação com a ocorrência de acidentes de trânsito e até com a prática de crimes violentos, inclusive em ambiente doméstico.
“Cabe ao Estado impor severas restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo para desestimular o hábito de ingeri-las em excesso ou de forma abusiva”, afirma Dr. Talmir. “O principal objetivo é oferecer mais proteção à saúde e à integridade física de todos”, completa.

Tramitação

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e depois seguirá para o Plenário.