terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O CORAÇÃO BATE MAIS FORTE.

Por: Fábio Freire

Não são novidades pra ninguém que estamos expostos as aventuras e peripécias do coração. Isso é perfeitamente justificado pelas ações humanas no dia a dia. O ser humano passa de um nível emocional e/ou sentimental a outro quase que instantemente.   

Como diria o cientista Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece". A única coisa que sabemos explicar sobre o coração de forma convincente é a sua função: é um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. Porque quando passamos para emoções nada se explica. Todos nós já falamos a celebre frase: “Oh pedacinho do corpo complexo!”. Parece que guardamos todas as nossas emoções nesse pequeno órgão. Historicamente se diz que no coração está à origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruim não têm coração.

O verso da música Carinhoso, de Pixinguinha: “Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê” fala um pouco do que se sentimos quando a emoção vem forte. O coração acelera com o sentimento de medo, raiva, paixão, alegria... Por isso, passou de séculos a séculos que os sentimentos vêm do coração. “Meu coração bate forte”.

Não precisa ser nenhum neurocientistas para saber que o prazer, a euforia, a tristeza, a depressão, o medo, a ansiedade, a raiva, a calma, o desânimo, a alegria, a fé, o bom humor… são emoções comuns no nosso dia-a-dia e são elas que conduzem e influenciam nossas ações. São determinantes nos nossos atos.

É perceptível que sentimos todas essas sensações no coração, porém as bases do comportamento do ser humano estão no cérebro. Sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções. O maior sistema de telecomunicação já existente. Ele é o senhor de todas as emoções, sentimentos e pensamentos.

Como nossas emoções são complexas, já era de se esperar que a fisiologia delas também seja complexa e envolva uma série de estruturas e áreas do cérebro. Quando apaixonar-se não é o coração que se apaixona, mas sim, o cérebro que guarda os traços onde apenas a pessoa amada preenche. O sorriso, o cheiro, a forma de falar, as expressões... Somente ele(a) me completa. Inunda a alma.

As emoções relacionadas ao amor (coração) levam ao relaxamento muscular, voz suave, vasodilatação, relaxamento intestinal, secreção glandular, salivação, calor sem sudorese. 

Cuide bem da sua mente, ela é a responsável por todas as funções do seu corpo. A receita é ter fé, ser otimista, ter bom humor e reservar momentos de lazer para relaxar. Seu coração agradece.